Um ponto por vez
Se as relações humanas, e o amor “romântico” em particular, são temas fundamentais para o cineasta norte-americano Paul Thomas Anderson, em Trama Fantasma ele os alça a níveis de refinamento e sutileza certamente notáveis.
Se as relações humanas, e o amor “romântico” em particular, são temas fundamentais para o cineasta norte-americano Paul Thomas Anderson, em Trama Fantasma ele os alça a níveis de refinamento e sutileza certamente notáveis.
As pessoas seguem as micaretas literárias pelos mesmos motivos que as levam a seguir as micaretas-micaretas, isto é, diversão e sexo, aquele hedonismo juvenil vulgar e, com sorte, passageiro. Mas elas vestem o abadá também porque buscam uma sensação de pertencimento.
Os artistas colaboraram para que a sociedade desse um passo adiante nas grandes explicações e questionamentos científicos, sociais e o caramba (Menos o Romero Britto, claro, heheh).
As linhas gerais do pensamento de autores que fundamentam as concepções de esquerda e direita política: Karl Marx, Herbert Marcuse, Eduardo Galeano; Adam Smith, Ayn Rand, Ludwig Von Mises, Friedrich Hayek.
The Square pode ser menos um filme sobre o mundo da arte, como faz parecer, do que um filme sobre o mundo contemporâneo em geral. O problema de lançar mão de tantos acontecimentos e reviravoltas é, obviamente, o risco da superficialidade e da dispersão.